8 Melhores vitaminas para o cabelo



As vitaminas e minerais que você ingere são importantes para a manutenção do corpo inteiro, inclusive do cabelo. Para que ele cresça forte e não fique fraco ao ponto de começar a cair em quantidade anormal, essas vitaminas precisam ser ingeridas na quantidade adequada para cada organismo. Então, veja a seguir quais são algumas das melhores vitaminas para o cabelo e em quais alimentos encontrá-las.

Vitaminas para queda de cabelo

Começando pelas vitaminas que ajudam a prevenir a queda de cabelo, em primeiro lugar deve ter em mente que nem sempre um caso de calvície quer dizer deficiência de vitaminas. Então, se já estiver se alimentando bem e mesmo assim a queda persistir, procure um dermatologista.

1. Biotina

A biotina é a vitamina B7, que atua na produção da queratina, proteína essencial para fios nutridos e fortalecidos. Você encontra biotina em alimentos como arroz, gema de ovo, leite grãos integrais.

2. Vitamina C

Por ser um dos principais agentes antioxidantes no organismo, ou seja, que protege as células contra a oxidação e envelhecimento, a vitamina C também é importante para impedir a queda excessiva de cabelo. Ela está presente em todas as frutas cítricas em maior quantidade.

3. Inositol

Essa é mais uma das vitaminas do complexo B que atua na formação de novas células saudáveis no organismo. Logo, é relevante para evitar a queda de cabelo, mantendo a saúde dos fios. Pode encontrá-la na laranja, no melão, no feijão, nas nozes e cerais.

4. Vitamina A

Atua na produção do sebo saudável que é protetor do couro cabeludo, agindo como antioxidante. É essencial consumir apenas na quantidade recomendada pelo médico para que não tenha o efeito contrário. Ela está na batata-doce, na cenoura, na manga, no leite, no damasco, no espinafre, no queijo e em vários outros alimentos.


5. Vitamina E

Entre tantas funções da vitamina E no organismo, uma delas é evitar o surgimento de fios brancos e reverter casos de queda de cabelo. Então, também é uma das melhores para o cabelo. Ela está nas sementes, oleaginosas, azeitonas, leguminosas, peixes gordos e no abacate.

Vitaminas para crescer cabelo

Todas as substâncias que atuam contra a queda de cabelo, naturalmente vão estar contribuindo para que os fios continuem crescendo saudáveis. Veja mais alguns exemplos que atuam em benefício de um cabelo forte, brilhoso e saudável, que cresce bem.

6. Vitamina B9

Também conhecido como ácido fólico, ela atua na formação de proteínas estruturais e de hemoglobina. Logo, atua diretamente no crescimento do cabelo. Claro, também tem outras funções essenciais, como na saúde cerebral, prevenção de doenças cardíacas e prevenção da anemia. Encontra essa vitamina no espinafre, feijão, salsa, flocos de milho, couve-de-bruxelas e aspargos.

7. Vitamina B12

Mais uma que faz parte do complexo B. Você a encontra especialmente em alimentos de origem animal, como peixes, mariscos, coração e fígado. Há alimentos enriquecidos com essa vitamina, como cereais matinais, produtos à base de soja e creme de amendoim.

8. Vitamina D

A vitamina D é responsável por controlar 270 genes do corpo humano. Sua principal fonte de absorção é a luz solar, mas também está em vários alimentos, como sardinha, atum, ovos, fígado, iogurte e manteiga. Entre tudo o que pode acontecer quando está com deficiência dessa vitamina, a queda de cabelo é um dos sintomas.

Todas essas vitaminas estão presentes nos alimentos do dia a dia e por isso que é essencial ter uma dieta saudável, de preferência prescrita por um nutricionista.

Algumas vitaminas também são encontradas em produtos cosméticos para o cabelo e em forma de cápsulas. Nesse último caso, devem ser consumidas apenas com orientação médica.



Comentar

19 − 10 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.