Você sabe como cortar as unhas corretamente?



Cortar as unhas é uma coisa que você acostuma a fazer desde criança, mesmo que naquela época não era você quem cortava. Acontece que mesmo tendo o hábito e parecendo algo tão simples, nem todo mundo sabe como cortar as unhas corretamente e acaba deixando-as encravar. Quando isso acontece, as unhas inflamam e podem até agravar para uma infecção.

Então, se você quer aprender a fazer essa tarefa do jeito certo, para as unhas das mãos e os pés, veja o passo a passo a seguir e tenha unhas sempre bonitas e saudáveis.

Como cortar as unhas das mãos

Fazer isso corretamente é muito simples. Claro, vai depender do formato que você quiser dar a elas, caso mantenha suas unhas compridas.

1. Escolha se vai deixar as unhas de molho

Deixas as unhas de molho é um processo feito para amolecer as cutículas e facilitar sua remoção. Então, se você não vai remover cutículas, não necessita deixá-las de molho. Se fizer isso, na hora de lixar elas poderão estar muito moles e acabar quebrando. Só deixe as unhas de molho para cortar se estiverem muito duras.

2. Use um alicate específico

O alicate para as unhas não é o mesmo que se usa para remover cutículas. O de cortar é mais robusto, com o fio de corte mais grosso e ponta arredondada. Esse é o alicate correto.

3. Apare as unhas

Na hora de cortar, decida se vai cortar tudo ou deixar as unhas um pouco compridas. De qualquer forma, procure deixar uma sobrinha de unha maior do que pretende que fique no resultado final, para que possa lixar depois.

Então, prefira a forma reta, de um lado ao outro. Mesmo se for arredondá-las com a lixa depois, precisa encurtar em linha reta, para evitar que encravem. É difícil que as unhas das mãos encravem, mas pode acontecer.

4. Lixe

Depois de cortar, é hora de lixar para dar o formato, fazer o acabamento e deixar as pontas lisas. Quanto mais áspera for a lixa, mais agressiva ela será e mais ela vai lixar. Então, se você tem unhas sensíveis, escolha uma menos áspera.

Passe a lixa de um lado ao outro de cada unha, no sentido horizontal, pouco a pouco até que fiquem lisas e no formato desejado. Depois lave as mãos, seque e verifique onde ainda precisa fazer um bom acabamento.

Como cortar as unhas dos pés

As unhas dos pés têm maior tendência a encravar do que as das mãos, portanto o cuidado deve ser redobrado. Não somente o jeito errado de cortar as unhas dos pés influencia para que elas encravem, mas também o uso de calçados apertados e de bico fino.

Ao cortar as unhas dos pés de forma errada, ou seja, mais do que o necessário, também aumentam as chances de desenvolver o chulé, pois nos cantinhos que a pele ficou desprotegida vão se acumular resíduos e umidade. Então, veja o jeito certo de fazer:

1. Tenha o utensílio correto

Não use tesoura, nem alicate de cutícula, aquele com ponta fina, para cortar as unhas. O primeiro passo é adquirir um alicate próprio para corte, que é mais robusto.


2. Não corte as laterais

Muitas pessoas têm a mania quase incontrolável de começar a cortar os lados das unhas voltados para dentro, fazendo com que fique arredondadas. Há quem tenha as unhas nesse formato, então tudo bem, mas quem tem unhas quadradas deve apenas seguir a linha branca que divide a parte comprida da parte grudada na carne.

Então, o jeito mais simples é o correto. Apenas corte reto, sem fazer curvas. Ao fazer essas curvas para dentro, você estimula a unha a crescer para dentro da carne, e é isso que se chama de unha encravada.

3. Não remova cutículas

Se as unhas dos pés estiverem com excesso de pele nas laterais, que esteja soltando ou incomodando, pode cortar somente esse excesso com um alicate de cutícula, aquele mais fino. Mais do que isso não é necessário ou você vai retirar a proteção da unha e deixá-la exposta aos fungos e bactérias.

4. Lixe as unhas

A lixa não precisa ser passada com exagero, para fazer aquele molde perfeitinho como se faz nas mãos. É apenas para deixar as bordas lisas e não ficarem engatando nas meias. Na hora de lixar, não faça curvar. Apenas passe a lixa de leve para dar um acabamento.

5. Deixe de molho

Se as unhas ou a pele nas laterais dos dedos estiverem muito rígidas, antes de começar a cortar, coloque os pés dentro de uma bacia com água morna e deixe por alguns minutos. Depois seque e então comece o procedimento.

Dicas úteis

Antes de começar, remova todo o esmalte. Isso impede que corte-as demais, muito rente à carne, pois não vai estar visualizando direito.

Se as suas unhas forem muito finas ou fracas, espere que estejam bem secas para cortar. Isso porque elas podem lascar com muita facilidade na hora de lixar caso estiverem úmidas.

Não use alicate e lixa de outra pessoa, mesmo que seja alguém conhecido. Esses utensílios são pessoais e deve ter os exclusivos para você.

Além do alicate para corte você também pode usar o famoso cortador de unhas. Apenas observe que ele possui uma curvatura na ponta, então não deve começar o corte pelo certo da unha, e sim, de um lado ao outro.

Se as suas unhas já estiverem encravadas ou tiver dificuldade para cortá-las, procure um dermatologista, manicure ou um podólogo, que são os profissionais responsáveis por cuidar das unhas.

A importância de cortar as unhas

A razão para manter as unhas cortadas é a higiene. As mulheres que têm unhas compridas costumas ter o hábito de ficar limpando embaixo das unhas o tempo todo, mas isso não impede que ali se acumulem micro-organismos e umidade.

Então, a forma mais higiênica de todas é manter as unhas sempre curtas, rente à carne, mas sem exagerar para não machucar e acabar expondo o dedo a infecções. Apenas corte na linha branca que demarca onde começa a carne.



Comentar

two × 1 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.