Sementes de mamão: benefícios e como consumir



O mamão é rico em antioxidantes, minerais e vitaminas e fornece uma grande quantidade de nutrientes com poucas calorias – tem na sua composição cálcio, fósforo, vitamina E e C, potássio, ferro e ribloflavina. Uma importante parte da fruta são as sementes de mamão, pelos seus grandes benefícios e propriedades medicinais.

Elas são compostas por uma enzima alcaloide anti-helmíntico chamada carpaína, capaz de destruir os vermes ou parasitas que habitam nosso corpo e contêm, como o próprio fruto, a enzima da papaína.

Certos estudiosos atestam a utilidade destas sementes para evitar insuficiência renal, dando saúde e limpando os rins. Elas são formadas por substâncias antivirais, antibacterianas e anti-inflamatórias, sendo capazes de evitar algumas doenças como artrite, dor, inchaço, vermelhidão e verminoses.

As sementes desta fruta conseguem igualmente acabar com bactérias causadoras de infecções, como StaphylococcusE. coli e Salmonella. A verdade é que elas são constituídas por nutrientes muito valiosos

Benefícios da semente de mamão

1. Para o fígado

Elas são eficientes no auxílio do tratamento da cirrose. Bastam 5 ou 6 sementes esmagadas e misturadas em suas refeições ou suco. Se você comê-las por um mês, elas irão realizar a limpeza do organismo.

Para auxiliar no processo de cura e limpeza do fígado, esmague as sementes de mamão e coloque no suco de limão, adoçado com mel, tomando por 30 dias.

2. Para os rins

As sementes de mamão, além de melhorar a saúde dos rins e evitar o mau funcionamento dos mesmos, ainda evitam a intoxicação, mantendo a saúde dos órgãos em dia.

3. Anti-inflamatório

São fortes anti-inflamatórios que aliviam artrites, dores nas articulações e inchaços, ajudando também no combate à celulite e cooperando no processo de cura de alergias.

4. Antibactericida e antiviral

Até as pequenas quantidades de sementes podem combater agentes perigosos como as bactérias E. coli, Staphylococcus e Salmonella. Também podem auxiliar no combate à dengue e febre tifoide.

5. Antiparasita

Essas sementes contêm agentes chamados alcalóides, que são extremamente benéficos no tratamento contra vermes intestinais e amebas. Elas estimulam o metabolismo de proteínas no corpo criando um ambiente inóspito para esses parasitas.

6. Digestivo

O mamão possui um conjunto de enzimas chamadas papaínas, que são extremamente benéficas para a digestão de proteínas no organismo.

Se você sofre de problemas de digestão, este é um dos frutos que poderá ajudar, por ser uma boa fonte de fibra e por auxiliar o processo de digestão natural.

A quimiopapaína e a papaína são as principais enzimas digestivas de proteínas que o mamão tem e são usadas para acelerar o processo de cicatrização, por isso reduzem inflamações.

7. Fígado

Pode fazer um tratamento ou uma dieta com estas sementes e tratar problemas de fígado (cirrose), consumindo 3 colheres de sopa, moídas e misturadas a outros alimentos, todos os dias, por 1 mês.


Lembre-se sempre de consultar um médico e aconselhar-se sobre o uso de qualquer substância, mesmo que natural e nunca, sob hipótese nenhuma, abandonar o tratamento receitado pelo especialista.

8. Câncer

Caso precise lutar contra o câncer de próstata, de mama, do colón do útero, pulmonar ou leucemia, use estas sementes. A presença nelas do elemento natural chamado de isotiocianato, que vai ajudar a combater tumores, segundo alguns estudos.

9. Colesterol

As sementes de mamão ajudam a combater o colesterol ruim – LDL, devido aos nutrientes e fibras nelas existentes, sendo assim recomendado o seu consumo.

Como consumir

As sementes podem ser comidas como suplemento alimentar ou podem também substituir outros ingredientes comuns. Se o mamão estiver maduro, a forma mais eficaz de pegar as sementes é tirá-las da fruta com uma colher.

Depois de retiradas, elas podem ser consumidas no seu estado normal ou então podem ser adicionadas em saladas, molhos, sucos, sopas e outros pratos. Como têm um sabor amargo, você pode utilizá-las no lugar de algum condimento, só precisa amassá-las e triturá-las no pilão.

Molho para saladas

Outra forma de usar as sementes é usando-as para fazer molho para salada.

Ingredientes

Sementes de mamão: 1 colher (sopa);
Suco de limão: a gosto;
Vinagre de maçã: 2 colheres (sopa);
Gengibre: 1 colher (chá) em pó;
Mamão: ¼ de unidade;
Coentro: ¼ de copo;
Alho: 1 dente;
Mel: 1 colher (chá).

Como fazer

  1. Bater todos os ingredientes no liquidificador, adicionando uma colher de chá de sal;
  2. Quando estiver meio líquido, junte um pouco de azeite, volte a misturar e pronto.
  3. Você pode armazená-lo por uma semana, na geladeira.

Contraindicações

Apesar de todos esses benefícios, as sementes de mamão devem ser controladas em casos de gestantes e crianças, pois podem haver efeitos colaterais.

Idosos também devem evitar o consumo, a fim de garantir que não haverá nenhum problema de interação com outros alimentos ou remédios.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Receita de geleia de semente de mamão

Ingredientes

Sementes de mamão: 3 xícaras (chá);
Açúcar: 2 ½ xícaras (chá);
Água: 1 xícara (chá).

Modo de Preparo

  1. Lave bem as sementes;
  2. Coloque em uma panela com água até cobrir e cozinhe por 15 minutos;
  3. Escorra bem e coloque no liquidificador;
  4. Adicione a água e bata bem;
  5. Coe, leve a uma panela junto com o açúcar e cozinhe até engrossar;
  6. Coloque em um frasco limpo com tampa e guarde na geladeira.



Comentar

4 × three =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.