O que é, causas e como evitar o tártaro nos dentes



Cuidar bem dos dentes é um hábito relativamente recente. Hoje as crianças aprendem desde cedo a escovar os dentes todos os dias, inclusive na escola, mas há poucas décadas não era assim. Por isso, as pessoas tinham muitos problemas dentários, entre eles, o tártaro nos dentes.

Chama-se de tártaro o acúmulo de placas bacterianas que se acomoda nos dentes, deixando crostas amareladas grudadas tanto na parte interna quanto externa dos dentes e em parte das gengivas. Veja a seguir quais são as causas do tártaro nos dentes, o que pode acontecer se não for tratado e como evitar.

Causas do tártaro nos dentes

Há quem pense que a causa do tártaro é a falta de escovação. De fato, fazer uma higiene bucal completa e bem-feita diariamente faz muita diferença, mas não é só isso.

1. Higiene bucal incorreta

Como dito, a falta de higiene bucal ou a higiene incorreta não é a única causa do tártaro, mas é claro que contribui. Afinal de contas, se não fizer uma boa escovação e não passar fio dental nos dentes após cada refeição, os restos de alimentos não serão removidos e vão ficar cada vez mais grudados nos dentes. É aí que as placas bacterianas começam a se formar.

2. Excesso de alimentos industrializados

Os alimentos ricos em gorduras trans, açúcar refinado industrializado, acidulantes e outros compostos colocados no processo industrial são a grande causa do tártaro nos dentes. Mesmo que se tenha uma ótima higiene bucal, esses alimentos deixam muitos agentes nocivos grudados nos dentes, que vão se acumulando aos poucos até formarem os tártaros.

Conheça as consequências de deixar formar tártaros

Quanto mais o tártaro se forma, menos você consegue ter uma escovação eficaz, pois a calcificação das placas bacterianas impede que se chegue ao dente. Ou seja, ele vai ficar cada vez mais danificado e vai começar a ser corroído por essas placas.

Como resultado vão começar a se formar cáries, irritação na gengiva, como gengivite, sangramentos, inchaços, dor e vermelhidão nas gengivas. Se deixar agravar ainda mais, o problema pode evoluir para periodontite, que é quando a gengivite chega aos ossos da arcada dentária. Isso faz com que os dentes amoleçam e caiam.

Como evitar o tártaro nos dentes?

É possível manter um conjunto de cuidados para evitar o tártaro nos dentes. São cuidados diários e bons hábitos de vida que contribuem para uma saúde bucal perfeita. Veja:


1. Escovação da forma correta

Escovar os dentes é essencial, pelo menos duas vezes ao dia. A escovação deve ser feita da forma correta, limpando dentro, fora e por cima de cada um dos dentes e usando um bom creme dental, mas sem excesso.

2. Usar fio dental e enxaguante bucal

Passar fio dental depois de cada refeição também é essencial, mesmo que no momento não vá escovar os dentes. Assim remove os restos maiores de alimentos que ficam entre os dentes.

Um enxaguante bucal é outro bom aliado para manter na rotina de higiene da boca e dos dentes, mas não deve aplicar em excesso. A função dele é matar as bactérias, porém ao matar as nocivas ele também mata as benéficas, deixando a boca desprotegida.

3. Alimentar-se de forma saudável

A escolha de alimentos saudáveis e não industrializados é absolutamente essencial para evitar o tártaro nos dentes e cuidar da saúde de modo geral. Frutas, verduras, legumes, sementes, raízes e cereais frescos ou desidratados contêm benefícios ao organismo e não vão deixar compostos químicos industrializados colados nos dentes.

4. Não fumar

O hábito do tabagismo não traz nenhum benefício a saúde, pelo contrário. Inclusive para os dentes. Todos os compostos tóxicos presentes no cigarro, mesmo que em forma de fumaça, deixam os dentes mais ásperos. Com isso, os alimentos tendem a ficar ainda mais grudados nos dentes e mais propensos à formação de placas.

5. Faça limpeza dentária

A chamada limpeza dentária é um procedimento feito somente pelo dentista. Mesmo seguindo todas as orientações para uma higiene bucal de qualidade, deve-se ir ao dentista uma ou duas vezes ao ano fazer essa limpeza.

Isso porque mesmo escovando os dentes corretamente, usando fio dental, enxaguante e comendo de forma saudável, ainda assim alguns resquícios de alimento bem pequenos ficam grudados na base dos dentes ao longo do tempo. Então a limpeza do dentista é o melhor método de remover e manter os dentes totalmente limpos, livres de placas.



Comentar

19 + 11 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.